segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Pãezinhos de Queijo


Os tradicionais pãezinhos de queijo (apelidados por um querido alguém de pataniscas de queijo - não é João?!) brasileiros enchem-me as medidas. À primeira dentada, aquando da minha visita ao Brasil em 2006, apaixonei-me. E esta, como qualquer paixão que se preze, deve ser cultivada até que se transforme em amor (nada difícil!). Esta receita foi-me dada pela minha amiga Camila (saudades!)



Ingredientes


* 4 copos* de polvilho doce**

*2 copos de queijo parmesão ralado (ou outro meio-curado a gosto)

*1 1/2 copo de água

*1/2 copo de óleo

*de 4 a 6 ovos, dependendo do tamanho

*sal a gosto



Leva-se ao lume o óleo com a água. Quando ferver, retira-se do lume e junta-se ao polvilho, que já se encontra numa tigela. Mistura-se o melhor possível com a colher de pau (fica uma espécie de goma). Deixa-se arrefecer, e quando estiver a uma temperatura compatível com o "colocar as mãos na massa", juntam-se os ovos e de seguida o queijo. Para saber se a massa está com a consistência certa faz-se o teste do rolinho: untam-se as mãos com óleo e esfrega-se um pouco de massa entre as mãos. Se formar um rolinho, a massa está no ponto :)


Vai a forno pré-aquecido a 200ºC por 10-15 minutos, e estão prontos :)


* A unidade copo é a mais comum no Brasil, e costuma ter ente 235 a 250 mL de capacidade (é um copo de sumo normal).

** O polvilho doce é amido ou fécula de mandioca, encontra-se já com facilidade nos hiper e supermercados (continente e pingo doce, fora a publicidade), ou então nas lojas de produtos brasileiros.

Sem comentários: