quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Bolo de Chocolate de Microondas em 5 minutos (mesmo!)



Esta receita foi-me dada este verão por uma amiga da minha avó, que diz já não ter a paciência de outrora para fazer bolos complicados. Este revela-se uma alternativa particularmente simples e rápida, ideal para aqueles ataques de gula de que sofremos às vezes cá por casa...



Bolo de Chocolate de Microondas em 5 minutos


*3 ovos
*125 g de manteiga derretida

*125 g de farinha

*125 g de açúcar

*150 g de chocolate ou cacau em pó*

*1 colher de café (rasa) de fermento em pó

Misturam-se os ovos com o açúcar, com a farinha, o fermento e com o chocolate. De seguida incorpora-se a manteiga e vai ao microondas no próprio recipiente onde se misturaram os ingredientes ou então numa forma de silicone.


Para uma consistência de mousse, colocar 3 minutos no microondas, para um bolo com recheio colocar 4 minutos, para um bolo fofinho colocar 5 minutos.


* Nota: Eu usei achocolatado em pó, daquele para o leite, e o bolo fica muito saboroso. Desaparece num piscar de olhos :)


(o paninho da foto foi-me oferecido e feito pela minha avó para o meu enxoval)

Bom apetite :)

5 comentários:

Anónimo disse...

Isso são os teus pratinhos não são? Essa cozinha já tem muita história. Perdão, História, Com "H" maiúsculo! Muito importante...

Ah, ah, o meu primeiro comentário ^^. Gosto que ponhas as tuas receitas aqui. Como já te tinha dito antes, vão dar jeito nos dias em que tenho de fazer os jantares -.- .

Sugestão para um novo prato: sopa de baldroegas (não sei se está bem escrito). Se não souberes o que é tens pergunta. É óptimo e viciante.

Beijinhos*

Ass: Maluca do Puré . AKA - Inês Carvalho

Helena disse...

Realmente é optimo para os ataques ansiosos de gula,pela rapidez!
Ainda bem que nao tenho micro ondas senão desgraçava-me...
Obrigada pela tua visita e comentario.
Bom fim de semana

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Joana,
Também gosto muito desse bolo dos 5 minutos, ás vezes dá imenso jeito com visitas inesperadas.
Adorei o pano com os moranguitos em crochet, adorava saber fazer essas coisas.
Gostei muito do teu blog, vou passar a segui-lo pelo Google reader para ir acompanhando as novidades.
Um grande beijinho
Moira

Alice disse...

Johanna, tenho a dizer que num súbito (e nada pequeno ou insignificante) ataque de gula tentei aqui o bolinho de 5 minuts e não saiu nada mal!
Aliás, é sem dúvida para repetir!

Keep up with the good work :D

Beijo,
Rosinhas

Luisa Alexandra disse...

É uma óptima receita para quando temos visitas inesperadas, e ficou com um óptimo aspecto!

Eu faço sempre os bolos no microondas nas formas de silicone, ao desenformar ninguém diz que foi feito no microondas, parece um bolo de forno!

Parabéns pelo teu blog, está fantástico.

Beijo.