sábado, 19 de março de 2011

Bôla de Linguiça






Shame on me. Já não 'meto os pés' neste blog há muito (demasiado) tempo. Tenho cozinhado muito, mas apesar disso os posts não fluem ... Não sei se por falta de tempo, se por falta de vontade ... Ou se pelas duas. Esperemos que a situação se inverta.


Enquanto isso, esta bôla de linguiça soube-nos pela vida num destes dias, numa espécie de lanche ajantarado. Para repetir!


Bôla de Linguiça (ligeiramente adaptada de www.gastronomias.com/receitas/rec1244.htm)




Ingredientes:


* 5 ovos


* 1 chávena de leite


* 3 chávenas de farinha de trigo


* 1 colher de sopa de fermento em pó


* 1,5 dl de óleo


* carnes variadas (usei 2 linguiças e 200 g de bacon; pode usar-se frango desfiado, chouriço de carne, etc.)


* 1 gema para pincelar por cima




Preparação:


Corta-se às rodelas a linguiça e o bacon (este último comprei já cortado aos pedacinhos). Pode saltear-se um pouco os enchidos para sublimar os sabores, optei por fazê-lo brevemente numa frigideira anti-aderente. Batem-se os ovos com o óleo e o sal (atenção para a quantidade porque os enchidos já são salgados). Junta-se a farinha com o fermento e adiciona-se ao preparado anterior, alternando com o leite e batendo sempre.


Unta-se um tabuleiro de forno com gordura (de preferência margarina para não interferir no sabor da bôla). Coloca-se uma camada de massa e outra de enchidos alternadamente até esgotar os ingredientes. Em cima podem por-se algumas rodelas de linguiça para decorar. Pincela-se com a gema de ovo e leva-se a forno bem quente por 30 - 45 minutos.


Bom apetite e até breve esperemos.














1 comentário:

Luisa Alexandra disse...

A tua bôla ficou com um aspecto rústico delicioso!