segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Queques de Limão e O Regresso

Depois de tanto tempo de ausência, tenho de novo vontade de postar aqui no blog. E decidi fazê-lo agora, numa fase nova da minha vida - fui finalista do secundário e agora sou caloira - no entanto, a cozinha continua a ter um ligar importante na minha vida. Aliás, não deixei de cozinhar durante este tempo, apenas não se proporcionou, por um ou outro motivo.

E deixemo-nos de convera fiada (: estes queques não foram uma escolha imediata. Existiam três limões, quase moribundos, no fundo do meu frigorífico e decidi dar-lhes uso nestes bolinhos que, de resto, foram mais do que aprovados por quem provou.

Adaptei ligeiramente a receita da Andreia, que podem consultar
aqui.




Muffins de Limão


Ingredientes:

* 300g de farinha

* 1 colher de sopa bem cheia de raspa de limão

* 370g de açúcar

* 1+ ½ colher de chá de fermento

* ½ colher de chá de bicarbonato de sódio

* 1 ovo

*
350ml de buttermilk (ingrediente muito utilizado em Inglaterra e nos Estados Unidos, não sendo facilmente encontrado entre nós. Ver preparação abaixo)

* 3 colheres de sopa de sumo de limão (acabado de espremer)

* 45g de manteiga derretida



Preparação:


Pré-aquecer o forno a 180ºC / termostato no nível 4.

Começar por preparar o buttermilk: a 350 ml de leite acrescentar três colheres de sopa de sumo de limão e deixar repousar a temperatura ambiente até talhar (rentabiliza se o leite estiver ele também à temperatura ambiente e não no frigorífico).

Misturar os ingredientes secos todos de uma vez (farinha, açúcar, bicabornato de sódio, fermento e raspa de limão) e mexer bem, se necessário com a batedeira, em velocidade baixa.

Misturar agora os ingredientes líquidos (buttermilk, sumo de limão e ovo) até homogeneizar. Adicionar esta mistura à anterior de ingredientes secos e bater com a batedeira na velocidade média.

Derreter a manteiga e deixar arrefecer ligeiramente. Incorporar lentamente à mistura anterior com a batedeira na velocidade baixa, aumentando a mesma à medida que a mistura for ganhando bolhas.

Colocar a massa em forminhas de queque ou muffin (previamente forrada com forminhas de papel) até 2/3 da altura destas, de modo a não transbordar após a cozedura.

Ficam prontos em 15-20 minutos e inundam a cozinha com o seu aroma fantástico (:

No fim, pulverizei metade com açúcar em pó e para a outra metade fiz uma calda com sumo de um limão com 3 colheres de sopa de açúcar, os quais levei ao lume até atingir ponto de assoprar (bolhas grandes à superfície).



Ficaram fofinhos e muito bons!

Bom apetite (:

3 comentários:

Luísa Alexandra disse...

Olá Joana!
Regressas com uma óptima sugestão, que lindos ficaram os queques, ainda por cima de limão que tanto gosto!

Nobody Knows disse...

Tive o privilégio de poder provar
um destes cozinhados trabalhosos
e contudo comprovar
Que são muito deliciosos!

Estes queques sao magnificos e aconselho a exprimentar! A Joana Voltou a escrever e parece que é para ficar!

:D:D

Kikas disse...

ainda bem que não há muita gente que me conhece a pesquisar por "self-service da natureza" no google :p
talvez, no dia 05 de abril, me encante por naturopatia.. quem sabe ;)
beeeem, este blogue está cheio de coisas boa!! eu sou finalista do secundário (como bem sabes) e não sei cozinhar rigorosamente nada :| estou tramada, daqui a uns meses..
é pena não teres publicado nada, ultimamente, porque jeito para isto não te falta :)