segunda-feira, 22 de junho de 2009

Bolo de Chocolate




O clássico, fácil e rápido de fazer. Sai sempre bem e, regra geral, agrada até os paladares mais exigentes.



Bolo de Chocolate


4 ovos


2 canecas de açúcar (reduzo sempre para 1 e 1/2)


2 canecas de farinha com fermento


1 caneca de cacau em pó


1 caneca de leite, café ou água a ferver (aconselho café)


3/4 de caneca de óleo


(Nota: a medida usada, a caneca, é uma qualquer caneca de pequeno-almoço, sendo sempre a medida usada para qualquer dos ingredientes, excepto os ovos.)




Juntam-se os ingredientes pela ordem mencionada: os ovos com o açúcar, de seguida a farinha e depois o cacau. Relativamente ao líquido, para um sabor mais intenso juntar café, para uma textura mais aveludada juntar leite, e para o tradicional sabor a chocolate, adicionar água. (É importante que a temperatura dos líquidos seja alta.) Após a incorporação do líquido, juntar o óleo. Untar uma forma com óleo ou margarina, polvilhar de farinha e colocar o preparado anterior.


Coze em forno quente (nível 6-7 do termostato ou 200 ºC - 250 ºC) durante 40 minutos. Desenforma-se quando estiver frio.


No bolo da foto optei por adicionar miolo de noz no topo da forma antes da cozedura. Este bolo fica muito bom: nem muito seco, nem demasiado húmido. Bom apetite :)

3 comentários:

Camila disse...

Amigaa! Que lindo seu blog viuu! Fofinho igual você. =)
Eu vou pegar essas receitas e ver se dá pra transformar aqui nas nossas medidas brasileiras e se sair certinho te contoo!
Beijinhos...saudade de ti amiga além-mar!

anareis disse...

Querida(o) nova(o) amiga(o), estou precisando muito de novos amigos pra me auxiliarem no meu projeto. Estou criando uma minibiblioteca comunitária e outras atividades pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui na minha comunidade carente no Rio de Janeiro,eu sózinha não conseguirei,mas com a ajuda dos amigos sim. Já comprei 120 livros e também ganhei livros até de portugal dos meus amigos dos meus blogs:Eulucinha.blogspot.com ,se quiser pode visitar meus blogs do google,ficarei muito contente. A campanha de doações que estou fazendo pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 ou pode doar livros ou pode doar máquina de costura ou pode doar retalhos,ou pode doar computadores usados. Qualquer tipo de doação será bemvinda é só mandar-me um email para: asilvareis10@gmail.com , eu darei o endereço de remessa. As doações em dinheiro serão destinadas a compra de livros,material de construção,estantes,mesas,cadeiras,alimentos,etc. Se voce puder arrecadar doações para doar ao meu projeto serei eternamente grata. Muito obrigado pela sua atenção

Anónimo disse...

O famoso "Bolo das Canecas" da Joana! Aí está ele... e agora com nozes! Muito bom, devo dizer...

E que aspecto... já me devo estar a babar para o teclado. Tens um guardanapo ?


Ass: Maluca do Puré. AKA - Inês Carvalho