segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Soja à la Bolognese (à bolonhesa, para os menos 'finos')



Descobri a soja granulada já há algum tempo. Revela-se bastante versátil e fácil de utilizar. É especialmente útil para utilizar em recheios de pastéis, tartes, enfim, pode perfeitamente substituir qualquer recheio que levasse carne picada.


Cá em casa tenho um 'carnívoro', o meu pai, e até ele gosta de soja assim cozinhada (apesar de dizer que é o 'parente pobre' da carne). E caso argumentemos que a soja é um alimento completo, ele remata e diz que não tem todos os aminoácidos como a proteína animal. Apesar de ser verdade, tem isoflavonas e outros componentes que só fazem é bem à saúde. E além disso absorve muito bem todos os temperos e condimentos que se lhe juntem. E sabe bem.


Encontra-se facilmente em supermercados e/ou lojas de produtos dietéticos.


Cozinhada à bolognese é fácil, rápida... e saborosa.



Soja à la Bolognese (4 pessoas)


* 1 embalagem de soja granulada

* polpa de tomate (depende da quantidade de soja, aproximadamente 250 ml)

* 1 cebola média

* 2 dentes de alho

* azeite ou óleo de amendoim q.b.

* orégãos

* tomilho

* sal e pimenta q.b.



Coloca-se a soja de molho em água à temperatura ambiente durante 30 minutos (até aproximadamente duplicar de tamanho). Finda esta operação, escorre-se muito bem de modo a eliminar o excesso de água. Entretanto, aloura-se a cebola e o alho picados no azeite, e quando ferver coloca-se a polpa de tomate. Junta-se a soja escorrida e caso o molho esteja muito espesso, juntam-se pouco a pouco pequenas porções de água a ferver. Tempera-se de sal e pimenta a gosto. Quando adquirir um tom alaranjado e estiver tenra ao provar, juntam-se os orégãos e o tomilho, rectificam-se os temperos, e está pronta :)

Acompanha com esparguete al dente. E é bem bom :)

domingo, 15 de novembro de 2009

Pseudo-Charlotte - Dia Bege



Fiz esta receita já há algum tempo e, por uma razão ou por outra, ainda não a tinha postado. Talvez pelo facto de esta cozinha estar em lume brando. Talvez agora a inspiração volte e surjam novas receitas.


Esta receita serve também para participar no Dia da Cor, desta feita o Dia Bege, um passatempo do Blog Delícias e Talentos, que leio regularmente (e que tem receitas muito apetitosas).

Quanto ao título, deve-se ao pequeno pormenor de esta Charlotte, da dita cuja só ter os palitos de la reine. Tudo o resto é orgulhosamente aldrabado :)





Pseudo-Charlotte

* Uma receita de Bolo de Chocolate (cozido em forma sem buraco)
* Uma embalagem de palitos de la reine (ou de champagne, whatever)
* Um pacote de natas para montar
* Uma pitada de açúcar em pó


Decoração

* Amoras (ou outro fruto silvestre a gosto)
* Canela em pó q.b.
* Montinhos cor-de-rosa * :D


Depois de cozido o bolo, desenforma-se e mete-se numa rede ou grelha até arrefecer. Entretanto prepara-se o chantilly, batendo as natas com o açúcar até estarem firmes. Depois de frio, barra-se o bolo com o chantilly, incluindo as laterais. Cortam-se os fundos aos palitos e colocam-se a toda a volta do dito bolo. De seguida, polvilha-se o topo com canela em pó. Dispõem-se as amoras por cima, coloca-se um fita de cetim, da-se um laço, e tchanaaam! Pseudo-Charlotte feita.







* Os "montinhos cor-de-rosa" dispostos no topo do bolo só figuram na foto com o objectivo de fazer o pandant com o laço de cetim, também ele cor-se rosa. Não são nada mais, nada menos, do que recheio de wafers de morango, recheio este que foi raspado das ditas com uma faca e depois disposto no bolo, como se se tratasse de um qualquer creme elaborado :P