segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Soja à la Bolognese (à bolonhesa, para os menos 'finos')



Descobri a soja granulada já há algum tempo. Revela-se bastante versátil e fácil de utilizar. É especialmente útil para utilizar em recheios de pastéis, tartes, enfim, pode perfeitamente substituir qualquer recheio que levasse carne picada.


Cá em casa tenho um 'carnívoro', o meu pai, e até ele gosta de soja assim cozinhada (apesar de dizer que é o 'parente pobre' da carne). E caso argumentemos que a soja é um alimento completo, ele remata e diz que não tem todos os aminoácidos como a proteína animal. Apesar de ser verdade, tem isoflavonas e outros componentes que só fazem é bem à saúde. E além disso absorve muito bem todos os temperos e condimentos que se lhe juntem. E sabe bem.


Encontra-se facilmente em supermercados e/ou lojas de produtos dietéticos.


Cozinhada à bolognese é fácil, rápida... e saborosa.



Soja à la Bolognese (4 pessoas)


* 1 embalagem de soja granulada

* polpa de tomate (depende da quantidade de soja, aproximadamente 250 ml)

* 1 cebola média

* 2 dentes de alho

* azeite ou óleo de amendoim q.b.

* orégãos

* tomilho

* sal e pimenta q.b.



Coloca-se a soja de molho em água à temperatura ambiente durante 30 minutos (até aproximadamente duplicar de tamanho). Finda esta operação, escorre-se muito bem de modo a eliminar o excesso de água. Entretanto, aloura-se a cebola e o alho picados no azeite, e quando ferver coloca-se a polpa de tomate. Junta-se a soja escorrida e caso o molho esteja muito espesso, juntam-se pouco a pouco pequenas porções de água a ferver. Tempera-se de sal e pimenta a gosto. Quando adquirir um tom alaranjado e estiver tenra ao provar, juntam-se os orégãos e o tomilho, rectificam-se os temperos, e está pronta :)

Acompanha com esparguete al dente. E é bem bom :)

domingo, 15 de novembro de 2009

Pseudo-Charlotte - Dia Bege



Fiz esta receita já há algum tempo e, por uma razão ou por outra, ainda não a tinha postado. Talvez pelo facto de esta cozinha estar em lume brando. Talvez agora a inspiração volte e surjam novas receitas.


Esta receita serve também para participar no Dia da Cor, desta feita o Dia Bege, um passatempo do Blog Delícias e Talentos, que leio regularmente (e que tem receitas muito apetitosas).

Quanto ao título, deve-se ao pequeno pormenor de esta Charlotte, da dita cuja só ter os palitos de la reine. Tudo o resto é orgulhosamente aldrabado :)





Pseudo-Charlotte

* Uma receita de Bolo de Chocolate (cozido em forma sem buraco)
* Uma embalagem de palitos de la reine (ou de champagne, whatever)
* Um pacote de natas para montar
* Uma pitada de açúcar em pó


Decoração

* Amoras (ou outro fruto silvestre a gosto)
* Canela em pó q.b.
* Montinhos cor-de-rosa * :D


Depois de cozido o bolo, desenforma-se e mete-se numa rede ou grelha até arrefecer. Entretanto prepara-se o chantilly, batendo as natas com o açúcar até estarem firmes. Depois de frio, barra-se o bolo com o chantilly, incluindo as laterais. Cortam-se os fundos aos palitos e colocam-se a toda a volta do dito bolo. De seguida, polvilha-se o topo com canela em pó. Dispõem-se as amoras por cima, coloca-se um fita de cetim, da-se um laço, e tchanaaam! Pseudo-Charlotte feita.







* Os "montinhos cor-de-rosa" dispostos no topo do bolo só figuram na foto com o objectivo de fazer o pandant com o laço de cetim, também ele cor-se rosa. Não são nada mais, nada menos, do que recheio de wafers de morango, recheio este que foi raspado das ditas com uma faca e depois disposto no bolo, como se se tratasse de um qualquer creme elaborado :P

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Bolo de Chocolate de Microondas em 5 minutos (mesmo!)



Esta receita foi-me dada este verão por uma amiga da minha avó, que diz já não ter a paciência de outrora para fazer bolos complicados. Este revela-se uma alternativa particularmente simples e rápida, ideal para aqueles ataques de gula de que sofremos às vezes cá por casa...



Bolo de Chocolate de Microondas em 5 minutos


*3 ovos
*125 g de manteiga derretida

*125 g de farinha

*125 g de açúcar

*150 g de chocolate ou cacau em pó*

*1 colher de café (rasa) de fermento em pó

Misturam-se os ovos com o açúcar, com a farinha, o fermento e com o chocolate. De seguida incorpora-se a manteiga e vai ao microondas no próprio recipiente onde se misturaram os ingredientes ou então numa forma de silicone.


Para uma consistência de mousse, colocar 3 minutos no microondas, para um bolo com recheio colocar 4 minutos, para um bolo fofinho colocar 5 minutos.


* Nota: Eu usei achocolatado em pó, daquele para o leite, e o bolo fica muito saboroso. Desaparece num piscar de olhos :)


(o paninho da foto foi-me oferecido e feito pela minha avó para o meu enxoval)

Bom apetite :)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Rolinhos de Cenoura com Arroz da mesma




Após uma acentuada ausência, a actividade voltou a esta cozinha, apesar de durante as férias terem surgido novas delícias, que serão oportunamente partilhadas.

Estes rolinhos de cenoura ficaram muito bons, e fizeram um jantar delicioso.




Rolinhos de Porco recheados de cenoura (para 2 pessoas)


*6 bifanas de porco (eu usei costeletas do lombo sem osso)

*1 cebola picada

*2 dentes de alho picados

*3 cenouras descascadas e cortadas ao meio

*azeite, sal, pimenta q.b.


Temperam-se os bifes de sal e pimenta preta moída na hora. Reservam-se. Entretanto faz-se um refogado com o azeite, a cebola e o alho. Colocam-se as cenouras e retiram-se aproximadamente 4 minutos depois. Colocam-se na ponta da bifana e enrola-se, de modo a ficar um rolinho com a cenoura no centro. Voltam ao tacho do refogado e cozinham lentamente. Para o caso de ficar sem molho, adiciona-se um copinho de vinho branco (que eu omiti por ter feito uma quantidade generosa de refogado).


Estes rolinhos, que têm tanto de simples como de saborosos, foram acompanhados de um igualmente simples arroz de cenoura:


Arroz de Cenoura


*1 cebola picada

*1 dente de alho picado

*azeite

*arroz e água (proporção de 1:2, i.e., 1 tigela de arroz para duas de água)

*2 cenouras descascadas e cortadas aos cubinhos

Faz-se um refogado com o azeite, a cebola e o alho. Colocam-se as cenouras aos cubinhos e deixa-se cozinhar um pouco, de modo a que não fiquem demasiado cozidas. Junta-se a água a ferver e o arroz. Deixa-se levantar fervura de novo e cozinha em lume brando (10-12 minutos).


Decora-se com umas folhinhas de mangericão.





Bom apetite :)



segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Pãezinhos de Queijo


Os tradicionais pãezinhos de queijo (apelidados por um querido alguém de pataniscas de queijo - não é João?!) brasileiros enchem-me as medidas. À primeira dentada, aquando da minha visita ao Brasil em 2006, apaixonei-me. E esta, como qualquer paixão que se preze, deve ser cultivada até que se transforme em amor (nada difícil!). Esta receita foi-me dada pela minha amiga Camila (saudades!)



Ingredientes


* 4 copos* de polvilho doce**

*2 copos de queijo parmesão ralado (ou outro meio-curado a gosto)

*1 1/2 copo de água

*1/2 copo de óleo

*de 4 a 6 ovos, dependendo do tamanho

*sal a gosto



Leva-se ao lume o óleo com a água. Quando ferver, retira-se do lume e junta-se ao polvilho, que já se encontra numa tigela. Mistura-se o melhor possível com a colher de pau (fica uma espécie de goma). Deixa-se arrefecer, e quando estiver a uma temperatura compatível com o "colocar as mãos na massa", juntam-se os ovos e de seguida o queijo. Para saber se a massa está com a consistência certa faz-se o teste do rolinho: untam-se as mãos com óleo e esfrega-se um pouco de massa entre as mãos. Se formar um rolinho, a massa está no ponto :)


Vai a forno pré-aquecido a 200ºC por 10-15 minutos, e estão prontos :)


* A unidade copo é a mais comum no Brasil, e costuma ter ente 235 a 250 mL de capacidade (é um copo de sumo normal).

** O polvilho doce é amido ou fécula de mandioca, encontra-se já com facilidade nos hiper e supermercados (continente e pingo doce, fora a publicidade), ou então nas lojas de produtos brasileiros.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Bolo de Chocolate




O clássico, fácil e rápido de fazer. Sai sempre bem e, regra geral, agrada até os paladares mais exigentes.



Bolo de Chocolate


4 ovos


2 canecas de açúcar (reduzo sempre para 1 e 1/2)


2 canecas de farinha com fermento


1 caneca de cacau em pó


1 caneca de leite, café ou água a ferver (aconselho café)


3/4 de caneca de óleo


(Nota: a medida usada, a caneca, é uma qualquer caneca de pequeno-almoço, sendo sempre a medida usada para qualquer dos ingredientes, excepto os ovos.)




Juntam-se os ingredientes pela ordem mencionada: os ovos com o açúcar, de seguida a farinha e depois o cacau. Relativamente ao líquido, para um sabor mais intenso juntar café, para uma textura mais aveludada juntar leite, e para o tradicional sabor a chocolate, adicionar água. (É importante que a temperatura dos líquidos seja alta.) Após a incorporação do líquido, juntar o óleo. Untar uma forma com óleo ou margarina, polvilhar de farinha e colocar o preparado anterior.


Coze em forno quente (nível 6-7 do termostato ou 200 ºC - 250 ºC) durante 40 minutos. Desenforma-se quando estiver frio.


No bolo da foto optei por adicionar miolo de noz no topo da forma antes da cozedura. Este bolo fica muito bom: nem muito seco, nem demasiado húmido. Bom apetite :)

Scones


Como ponto de partida deste blogue, nada melhor do que uma das receitas mais populares cá em casa. Resta dizer que é sucesso garantido, sendo que este fim-de-semana fez sucesso entre os priminhos.


Scones (para 8 a 10 scones) :


12 colheres de sopa de farinha com fermento

6 colheres de sopa de leite

3 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de chá de fermento

1 colher de chá de sal fino


Incorporam-se muito bem todos os ingredientes com as mãos. Tendem-se de seguida montinhos do tamanho de bolas de gelado. Vai ao forno bem quente, num tabuleiro forrado com papel de alumínio (para facilitar a limpeza). Cozem de 10 a 15 minutos. De seguida, acompanhar com manteiga e/ou doce, à moda inglesa.
Bom apetite :)
Hoje começa oficialmente "O Mundo da Joana *". É um projecto de há muito, cuja realização foi sendo adiada... mas agora está finalmente concretizado. Espero que gostem deste meu cantinho, que tem como objectivo partilhar um pouco daquilo que faço e gosto, e vão ver que são muitas as coisas! Obrigada a quem me incentivou para começar este blog (sabem perfeitamente quem são). Espero que gostem e... sejam bem-vindos ao meu mundo.